
Especialidades
Psicanálise Clínica
“A psicanálise é uma experiência emocional vivida”
Thomas Ogden
A psicanálise clínica é uma abordagem terapêutica que visa compreender o inconsciente das pessoas, revelando camadas ocultas, onde estão as memórias, desejos, conflitos e traumas que moldam a personalidade e modo de agir de cada indivíduo.
O psicanalista trabalha coma escuta daquilo que o analisando traz, para além de sua fala, observando seus gestos, expressões, sonhos e associações, com o intuito de desvendar o que está oculto.
O objetivo é fazer com que a pessoa se conheça melhor, reconheça seus desejos e limites, e desenvolva sua autonomia, potência e criatividade.
Os benefícios da psicanálise clínica são diversos, como: alívio do sofrimento psíquico, reconhecimento de si e seus desejos, aumento da autoestima, melhora dos relacionamentos interpessoais, maior capacidade de lidar com as frustrações e os desafios da vida.
Com uma abordagem baseada na ética do cuidado de autores como Ferenczi e Winnicott que buscam integrar conceitos teóricos em uma prática terapêutica que valoriza a relação humana, a criatividade, a espontaneidade e a autenticidade, por meio de uma relação de vínculo de confiança e respeito entre analista e analisando.
Terapia Breve de Orientação Psicanalítica
“Defrontar-nos-emos, então, com a tarefa de adaptar a nossa técnica às novas condições”.
Freud
A Terapia Breve de Orientação Psicanalítica (TBOP) é uma modalidade de psicoterapia que se baseia em um foco definido e um tempo limitado. Esta abordagem visa tornar a psicoterapia mais acessível, considerando as contingências da modernidade, como tempo disponível, custos e a necessidade de resultados mais rápidos.
Propósito e Resultados: A Terapia Breve busca atender de forma eficaz emergências emocionais, proporcionando uma experiência significativa para o paciente. Muitas vezes, é a primeira oportunidade de autoconhecimento e reflexão sobre a vida e sobre si mesmo. A terapia breve tem se consolidado devido aos bons resultados obtidos em diversas experiências relatadas por profissionais da área.
Benefícios: O limite de tempo da Terapia Breve contribui para tornar a psicoterapia mais acessível para mais pessoas. Além disso, os pacientes podem decidir, após a terapia breve, se desejam continuar com uma análise mais profunda como filosofia de vida e projeto de bem-estar. A Terapia Breve não só alivia o sofrimento imediato, como também pode servir como um ponto de partida para uma jornada terapêutica mais profunda e durado
